Frieira nos pés – Pé de atleta – Tinea pedis

Definição do pé de atleta

O pé de atleta (tinea pedis) é uma infeção fúngica que geralmente começa entre os dedos dos pés. Normalmente ocorre em pessoas cujos pés se tornaram muito suados enquantconfinados em calçados muito apertados.

Sintomas do pé de atleta

Pé de atletaOs sinais e sintomas do pé de atleta incluem uma erupção escamosa que normalmente causa comichão, ardor e sensação de queimadura. O pé de atleta é contagioso e pode ser transmitido através de pisos contaminados, toalhas ou roupas.
O pé de atleta está intimamente relacionado com outras infeções fúngicas como a micose e a micose na virilha. Pode ser tratado com medicamentos antifúngicos sem prescrição médica, mas a infeção reaparece frequentemente. Também estão disponíveis medicamentos que requerem prescrição médica. Quando consultar um médico. Se tiver uma erupção no seu pé que não melhore dentro de algumas semanas após o auto-tratamento , consulte o seu médico. Procure um médico mais cedo se tiver diabetes e suspeitar que tem pé de atleta ou se o pé de atleta for causado pelo mesmo tipo de fungo que causa micose e micose na virilha. Meias e calçado úmidos e condições úmidas e quentes favorecem o crescimento dos organismos.
O pé de atleta é contagioso e pode ser transmitido através do contacto com uma pessoa infetada ou pelo contacto com superfícies contaminadas, tais como toalhas, pisos e calçado. Você nota vermelhidão excessiva, inchaço, drenagem ou febre.

Causas

Frieira nos pésO pé de atleta é causado pelo mesmo tipo de fungo que que causa a micose e a micose na virilha. Meias e calçado úmidos e condições úmidas e quentes favorecem o crescimento dos organismos. O pé de atleta é contagioso e pode ser transmitido através contacto com uma pessoa infetada ou pelo contacto com superfícies contaminadas, tais como toalhas, pisos e calçado.

Fatores de Risco

Está em maior risco de ter pé de atleta se:
-É homem
– Usa frequentemente meias suadas e calç ado apertado
– Partilhar esteiras, tapetes, roupas de cama, roupas ou calçado com alguém que tenha uma infeção fúngica
– Andar descalço em em áreas públicas onde a infeção se pode espalhar, tais como-vestiários, saunas, piscinas, banhos e chuveiros comuns- Ter um sistema imunitário enfraquecido.

Complicações

A sua infeção por pé de atleta pode espalhar-se para outras partes do corpo, incluindo As mãos. Pessoas que coçam ou tocam nas partes infetadas do seu pé podem desenvolver uma infeção semelhante numa das mãos.- As unhas. O fungo associado ao pé de atleta também pode infetar as suas unhas dos pés, um local que tende a ser mais resistente ao tratamento- A virilha. A micose na virilha é frequentemente causado pelo mesmo fungo que resultaem pé de atleta. É comum que a infeção se espalhe do pé para a virilha uma vez que o fungo pode propagar-se através das suas mãos ou de uma toalha.

Prepare-se para a sua consulta

O seu médico de família ou um especialista da pele (dermatologista) pode diagnosticar o pé de atleta. Você não precisa de uma preparação especial para a consulta para diagnosticar o pé de atleta.

O que pode fazer

Antes da consulta, poderá querer escrever uma lista de perguntas para perguntar ao seu médico. Os exemplos incluem:
– O que poderá estar a causar os sinais e sintomas?
– São necessários testes para confirmar o diagnóstico?
– Qual é o melhor tratamento?
– Esta condição é temporária ou crónica?
– Há uma alternativa genérica para o medicamento que está a prescrever?
– Posso esperar para ver se a condição desaparece sozinha?
– Que posso fazer para evitar que a infeção se espalhe?
– Que rotinas de cuidado de pele recomenda enquanto a condição se cura?

O que esperar do seu médico

É provável que o seu médico lhe faça uma série de perguntas, tais como:
– Quando começou a notar os seus sintomas?
– Que aspeto tinha a erupção cutânea quando começou?
– A erupção cutânea é dolorosa ou causa comichão
?- O que, se alguma coisa, melhora a sua condição?
– O que, se alguma coisa, piora a sua condição?
– Algum membro da família também tem pé de atleta?
– Esteve em piscinas, vestiários, saunas ou outros locais onde o pé de atleta se pode espalhar?

Testes e diagnóstico

Em alguns casos, o seu médico pode ser capaz de diagnosticar o pé de atleta simplesmente observando o seu pé. Para ajudar a confirmar o diagnostico e descartaroutras condições, o seu médico poderá:- Retirar fragmentos de pele ou amostras da área infetada e observá-los ao microscópio- Observar os seus pés sob luz negra da lâmpada de Wood- Enviar uma amostra da sua pele a um laboratório, a fim de ser testada.

Tratamentos e medicamentos

Se o seu pé de atleta é leve, o seu médico pode sugerir usar antifúngicos em pomada,loção, pó ou spray, não sujeitos a receita médica. Caso o pé de atleta não responda aos medicamentos, poderá ser necessária medicação mais forte, sujeita a prescrição médica,para aplicar nos seus pés. Infeções mais graves poderão exigir comprimidos antifúngicos,administrados por via oral.

Prevenção

Estas dicas podem ajudá-lo a evitar o pé de atleta ou aliviar os sintomas caso a infeção ocorra:
– Mantenha os seus pés secos, especialmente entre os dedos. Quando estiver em casa,descalçe-se para deixar os seus pés arejar
– Mude de meias regularmente. Se os seus pés soam muito, mude as suas meias quando ficarem úmida
– Use sapatos leves e bem ventilados.
Evite sapatos feitos de materiais sintéticos, tais como vinil ou borracha.
– Alterne os pares de sapatos. Não use o mesmo par de sapatos todos os dias de modo a que dê tempo aos seus sapatos para secarem.
– Proteja os seus sapatos em espaços públicos.
Use sandálias impermeáveis ou calçado de banho em chuveiros comuns, piscinas, centros de fitness e outras áreas públicas
– Trate dos seus pés. Use pó, de preferência antifúngico, nos seus pés diariamente.- Não partilhe calçado. Partilhar arrisca a propagação de uma infeção fúngica.